Você conhece a história de São Sebastião?

São Sebastião é um dos primeiros povoados estabelecidos na costa brasileira e recebeu este nome em homenagem ao santo, no dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião a expedição de Américo Vespúcio, em 20 de janeiro de 1502.


Os índios Tupinambás ocupavam a região norte e os Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras. 

Após a divisão das Capitanias Hereditárias, os portugueses ocuparam a região e desenvolveram o local com agricultura e pesca. Nesta época a região contava com dezenas de engenhos de cana de açúcar, responsáveis por um maior desenvolvimento econômico, núcleo habitacional e político. Dessa forma, foi possível a emancipação político-administrativa de São Sebastião em 16 de março de 1636, sendo elevada à categoria de Vila.

O desenvolvimento da região levou à ampliação do clero secular, formado, principalmente, pelos filhos das mais importantes famílias da região. Ergueram-se então as capelas de São Gonçalo e nossa Senhora da Conceição de Boissucanga.


Com o apogeu da extração de metais preciosos nas Minas Gerais, entre 1720 e 1780, São Sebastião conheceu um período de enriquecimento, em função do movimento do porto e do ouro vindo de Minas. Os escravos africanos também tiveram papel importante no desenvolvimento de São Sebastião, já que em 1798 a cidade contava com mais de 2300 escravos. 






Comentários

Postagens mais visitadas