Apreciar as belezas naturais e marítimas são programas nas férias pelo litoral paulista

Programas são diversificados e passam desde o tradicional banho de sol e mar para a observação dos animais marinhos como baleias e golfinhos

É verão, bom sinal, já é tempo de abrir o coração e sonhar. O refrão da música sucesso dos anos 80 do grupo Roupa Nova pode ser um chamado para você se lembrar de que o verão ainda está na metade e que vai até o mês de março, quando começa o outono e as temperaturas ficam mais amenas.  É tempo sim de abrir o coração e sonhar, mas também de pegar aquela onda, surfar, brincar na areia, tomar aquele banho de sol moderadamente e, claro, quem sabe, fazer alguns exercícios, um deles correr (ao lado da parceira ou parceiro) pela orla marítima enquanto aproveita o sol e as imagens cenográficas de praias muito bonitas como as do litoral norte de São Paulo. 

No próximo post a gente indica quais são esses lugares, porque praia é o que não falta no litoral de São Paulo, certo? Nas férias e com o calor, os programas são muitos, desde um bom passeio à noite, aos shows, eventos musicais e esportivos, ao folclore e as tradições dos locais, chamados carinhosamente de caiçaras. Pois é, o verão traz muita gente e muitas atrações. Uma delas é a observação dos animais marinhos já que desde dezembro e até o mês de fevereiro muitos deles estarão passeando pela costa brasileira, alguns pelas praias do litoral norte de São Paulo.

Orcas vistas em 2015 - Fonte G1.com
As visitas de golfinhos e baleias, principalmente em Ilhabela ou em alguns recantos escondidos como a Ilha Anchieta, em Ubatuba, já são bem conhecidas dos turistas. Em 2015, por exemplo, o portal UOL publicou que um grupo de sete orcas havia sido avistado na praia Brava, em Cambury, também em Ubatuba. Esses animais vêm da Patagônia, exatamente no fim de ano, às vezes, no mês de janeiro, como é o caso dos golfinhos.

Estes estão sempre perto do canal de São Sebastião, próximo ao porto da cidade, e também na Ilha Anchieta, onde um grupo de pesquisadores utiliza a técnica de monitoramento acústico passivo para coletar os sons emitidos pelos mamíferos. Antes, segundo os pesquisadores, os estudos desses animais eram feitos por embarcações que acompanhavam os golfinhos e baleias em sua passagem pela costa. Agora, eles são presenças quase constantes na região e permitem um estudo localizado.

Observar baleias ou golfinhos é um exercício de paciência, pois demanda tempo, calma e silêncio. Mais recentemente, em setembro de 2017, uma baleia da espécie Bryde (Balaenoptera edeni), conhecida pela discrição, foi vista perto do farol da Ponta Grossa, em Ilhabela (SP), por pesquisadores do projeto “Baleia à Vista”. Entre uma aparição e outra a Baleia-de-Bryde demorou quase 40 minutos na primeira e 20 na segunda, quando trouxe o filhote, brincando de esconde-esconde com a tripulação do barco, onde estavam posicionados os pesquisadores e três pessoas prontas para fotografá-la.

Mapa de avistamento de baleia. Imagem: Projeto Baleia à Vista.

O mapa de avistamento de baleias (acima) mostra que boa parte desses mamíferos passam por diversas praias no litoral norte, algumas delas bem próximas ao Ilha de Toque Toque Boutique Hotel onde você pode se hospedar com todo requinte e conforto depois de observar os cetáceos. Aproveite o verão e venha viver experiências incríveis e curtir o sol, o mar e as belas praias.

Comentários

Postagens mais visitadas